O triathlon é uma prova de resistência que desafia os limites físicos e mentais dos participantes em um percurso que envolve corrida, natação e ciclismo.
Um atleta dedicado a esta modalidade, 44 anos, chega à consulta apresentando uma dor persistente no tendão de Aquiles direito que ameaça sua jornada de treinamento.
As imagens da ressonância magnética revelam um quadro complexo: tendinose, uma inflamação crônica com sinais de degeneração sem ruptura, e um entesófito, uma calcificação na inserção do tendão no calcâneo.
O paciente relata que a dor não se limita apenas aos treinos. Foi constatada dor também para caminhadas em médias distâncias com dor localizada no terço inferior do tendão e na inserção deste no osso calcâneo.
Após o diagnóstico, foi definido o protocolo de tratamento com intradermoterapia, conhecida também como mesoterapia, direcionada para o tendão de calcâneo direito.
Tratamento realizado
Três sessões de Mesoterapia (Intradermoterapia) semanais, com melhora na dor e na função, possibilitando retorno ao volume de treinos pré competição já após a primeira semana de início do tratamento.
Observação: Tratamos também o lado esquerdo, já que não mostrava-se muito diferente do lado queixoso.
Foi realizada ainda a Baropodometria para análise da pisada e possível identificação de distribuição de pressão de risco para lesões.
Consulta guiada por imagem




Revisão em quatro semanas após três sessões de tratamento com mínima dor, apenas quando em grande volume de treino.




Conclusão: caso de sucesso!
A Mesoterapia (Intradermoterapia) guiada por imagem é uma ótima opção para tratamento de atletas pois possibilita mínima interrupção de treinamento (apenas por uma semana) e melhora não apenas a dor, mas a estrutura do tendão já com degeneração. Esta modalidade de tratamento pode ser aplicada em qualquer tendinite/tendinose com resultados semelhantes (ombro, cotovelo, joelho, etc).
<style type="text/css">
.header{
height: auto !important;
}
</style>